Prefeitura lança nova etapa de projeto social no Nova Catanduva

A Prefeitura de Catanduva inicia este mês nova etapa do Plano de Desenvolvimento Sócio-Territorial (PDST) no bairro Nova Catanduva I. O lançamento será nesta quinta-feira, a partir das 9 horas, no auditório do Centro Cultural Édie José Frei.

O trabalho social pós-ocupação visa dar continuidade à garantia de direitos sociais, por meio de atendimentos individual e familiar dos participantes, reuniões educativas, e ações com foco na conscientização sobre diferentes temáticas do cotidiano.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, em linhas gerais, o objetivo é promover ações de melhorias das condições de vida das famílias que moram no local, informar, educar e incentivar a conservação do espaço coletivo.

“Vamos buscar soluções conjuntas entre o poder público, os moradores e a sociedade civil sobre situações do cotidiano, para que as pessoas tenham melhor qualidade de vida e boa convivência”, diz a secretária de Assistência Social, Neusa da Costa Peres.

As ações do PDST serão articuladas com as demais políticas desenvolvidas pelo poder público nas áreas de saúde, educação, trabalho e renda, entre outras. Para isso, foram realizadas reuniões preparatórias envolvendo equipes da Prefeitura.

O plano é composto por 21 atividades e envolverá visitas domiciliares, fortalecimento de lideranças e assembleias comunitárias. Além disso, haverá plantão social no bairro, às segundas e quartas-feiras, das 16 às 20 horas, com início no dia 15 de julho.

Cursos

O calendário de cursos de geração de renda que será ofertado aos moradores, com cerca de 25 vagas cada, prevê beleza e estética, gourmet, decoração de festa infantil, instalação de ventilador, chapeiro e lancheiro, e o “Empreender, Renova e Reciclar”.

Também serão desenvolvidos dois projetos para o público jovem: “Pintando o 7”, direcionado a crianças de 6 a 11 anos, e o “Protagonismo Social Juvenil”, para adolescentes de 12 a 18 anos. As atividades vão se estender até dezembro.

Números

O projeto social do Nova Catanduva contabilizou, em sua etapa anterior, cerca de 400 famílias envolvidas em oficinas socioeducativas e cursos. Cerca de 80 crianças e adolescentes participaram das oficinas de dança, teatro, música e artesanato.

O projeto é financiado pela Caixa Econômica Federal.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas